top of page
  • Foto do escritorMedimax

Saiba quais são as principais doenças infecciosas

Falando em território nacional, as doenças infecciosas mais comuns aqui encontradas são: gripe, infecções de pele, infecções hospitalares, AIDS/HIV, hepatites virais tipo B e C, tuberculose, doenças respiratórias e diarreicas.


Essas doenças podem ser adquiridas de maneira horizontal, por meio do contato direto com o agente infeccioso, através da exposição da pessoa à água ou alimentos contaminados, bem como também por meio de objetos, via respiratória, sexual ou ferimentos causados por animais, que podem ser vertebrados ou invertebrados. Há, também, a transmissão vertical, que é ocorre da mãe para o embrião ou feto.


E como se prevenir dessas doenças?


- Lavar e higienizar as mãos frequentemente

A higienização das mãos é fundamental para evitar carregar microrganismos de um lugar para o outro e não se contaminar. Seja com água e sabão ou álcool gel, vale lembrar que a lavagem das mãos deve ser feita de forma minuciosa, esfregando bem os punhos, entre os dedos, palmas e dorso das mãos, além da limpeza debaixo das unhas.


- Evitar o toque nos olhos, nariz e boca

Enquanto os vírus e bactérias ficam apenas nas mãos eles não oferecem um risco imediato de contágio para a pessoa. A infecção ocorre em levar a mão não higienizada às mucosas, como olhos, nariz e boca.


- Manter o distanciamento social

Essa ação deve valer para todos os períodos, não só os pandêmicos. Manter uma distância de 1,5m das pessoas (mesmo aquelas que não estejam apresentando qualquer sintoma) pode te ajudar, pois por meio de uma simples conversa, algumas gotículas imperceptíveis podem alcançar o seu corpo ou roupas e, se a pessoa tiver um quadro assintomático de alguma doença contagiosa, ela pode infectar quem estiver muito perto.


- Higiene respiratória

Cobrir o nariz e a boca sempre que for tossir ou espirrar é uma ação que visa não só a prevenção de doenças infecciosas, mas também é uma forma de higiene social. Deve ser feita com o braço dobrado ou segurando um lenço de papel, que deve ser descartado logo em seguida.


- Uso de repelentes

A incidência de doenças transmitidas por inseto, como dengue, zika e chikungunya, é muito alta no Brasil, especialmente em épocas do ano com aumento de chuvas e do calor. O uso de repelente diretamente na pele não é recomendado de modo contínuo ou mesmo durante o sono. Esse tipo de repelente pode ser usado em passeios em locais abertos, então é recomendado a utilização de telas e mosqueteiros nos berços e em janelas, uso de roupas com mangas e de calça longas, aplicação de spray permetrina 0,5% em roupas e telas e colocação de repelentes elétricos próximos às portas e janelas.


Se você estiver sentindo sintomas leves de infecções virais, como mal-estar, coriza, tosse, espirro, febre baixa e dor de cabeça, tente se recuperar em casa. Porém, se os seus sintomas forem mais graves, como febre alta e dificuldade de respirar, procure assistência médica o quanto antes.


Comments


bottom of page